Tipos de lustres: como escolher o ideal para cada ambiente de casa

Tipos de lustres: como escolher o ideal para cada ambiente de casa

Publicado por Gabriela Pisani


duas poltronas e um lustre no meio

A iluminação do ambiente é fundamental para garantir um espaço sofisticado e acolhedor, além de proporcionar uma boa saúde e qualidade de vida. Para isso, um elemento muito utilizado pelos arquitetos e decoradores é o lustre.

Mas, afinal, você sabe quais são os melhores tipos de lustres para cada cômodo? Cada modelo tem sua função, promovendo mais ou menos luminosidade, criando um clima de aconchego, elegância ou concentração, dialogando com a decoração de cada ambiente.

Pensando isso, separamos os melhores lustres para você montar uma decoração impecável na sua casa. Acompanhe!

Tenha quartos mais aconchegantes

Para que o quarto seja um ambiente de descanso e aconchego, é preciso ter um projeto de iluminação bem montado e alinhado com a decoração já presente. Além disso, para garantir uma instalação funcional, é necessário priorizar a otimização espacial e a circulação do cômodo.

Uma alternativa muito interessante para criar uma atmosfera confortável em quartos espaçosos é utilizar o lustre pendente — aquele que destaca um ponto específico — sobre os criados mudos, com uma iluminação quente em tons amarelados.

Já para quartos com uma metragem menor, o indicado é apostar no lustre Plafon, instalado rente ao teto, ocupando o centro do ambiente. Esse modelo garante tanto efeitos de luz direta quanto de indireta, dependendo do estilo escolhido.

Caso você opte por modelos indiretos, o lustre reflete a luz emitida pela lâmpada no teto por meio de um espelho, que se espalha para o ambiente, sendo mais agradável aos olhos. Já os modelos diretos permitem a livre passagem da luminosidade pelo cômodo, criando uma atmosfera mais iluminada.

Conquiste uma sala sofisticada

Neste ambiente, a regra da circulação é mais importante do que nunca. Com isso em mente, optar por um lustre pendente longo pode ser a alternativa perfeita para iluminar a mesa de jantar, mas não a sala de estar, já que pode prejudicar a movimentação entre as pessoas.

O importante é encontrar o seu estilo decorativo e alinhá-lo a sua escolha. Por exemplo, se você gosta de um ambiente romântico, é possível voltar ao estilo clássico e lançar mão dos modelos tradicionais, com cristais e arabescos suaves que trazem o mais alto nível de sofisticação para uma casa.

E mais, você pode optar por modelos clássicos e, ainda assim, investir em uma decoração contemporânea, escolhendo aqueles que apresentam um estilo industrial e geométrico.

Agora, se a tendência minimalista o agrada mais, optar por um modelo contemporâneo do lustre Plafon com iluminação direta pode ser a alternativa ideal. Isso porque ele consegue iluminar todo o ambiente com bastante facilidade, aumentando a sofisticação no local.

Dê mais claridade para a cozinha

Uma cozinha bem iluminada garante uma excelente visibilidade do espaço, o que auxilia durante toda a preparação dos alimentos. Além disso, utilizando o lustre ideal, você garante uma decoração impecável e, ainda, diminui a conta de luz no final do mês.

Para decorações contemporâneas, a dica de ouro é escolher modelos compostos por trilhos e spots de luz, que garantem a orientação da luminosidade da maneira que você desejar e, ainda, tem menos contato com o vapor e a gordura dos alimentos, garantindo mais segurança no dia a dia. Outra opção são os plafons ou embutidos de led com luz difusa, que substituem as antigas luminárias de lâmpada fluorescente tubular.

Deixe o banheiro mais intimista

O banheiro é um ambiente que precisa de bastante luminosidade durante seu uso. Para que você obtenha bons resultados na sua decoração, separamos três modelos que se adequam a qualquer estilo. São eles:

  • plafons: garantem uma boa iluminação que cobre todas as áreas do banheiro — podem ser embutidos ou não;
  • spots de luz: instalados em forro de gesso, no teto ou no móvel do espelho, como iluminação auxiliar, são perfeitos para garantir feixes de luz no ambiente.

Você percebe como os diferentes tipos de lustres promovem uma decoração excepcional e garantem um ambiente personalizado? É preciso ter em mente que a forma, o tamanho e a quantidade disponível para lâmpadas influencia diretamente na sua funcionalidade, tanto para a incidência luminosa quanto para a harmonização de cada cômodo.

E então, gostou das dicas? Quer tirar alguma dúvida sobre qual tipo escolher? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados