Iluminação decorativa: o que usar para dar destaque na sua casa

Iluminação decorativa: o que usar para dar destaque na sua casa

Publicado por Gabriela Pisani


sala integrada

A iluminação é uma grande aliada na hora de colocar luz sob a decoração, mas muitas vezes também faz parte dela. Com isso, é muito importante escolher as peças certas para, de fato, destacar o ambiente.

Neste artigo, separamos alguns dos principais itens para criar uma iluminação decorativa diferenciada e valorizar ainda mais o seu decór. Confira a seguir as opções e como aplicá-las da maneira correta!

Arandela

As arandelas são luminárias fixadas na parede que trazem um charme a mais para a decoração. Existem diferentes modelos, desde a arandela com cúpulas até aquelas de duplo efeito, que trazem luz para as duas direções.

A sua aplicação como iluminação decorativa pode incluir banheiros e lavabos, mas também quartos. Nesse último caso, a arandela em cúpula pode ser colocada em cima das mesas de cabeceira, substituindo os abajures e criando um efeito único no cômodo.

Lustres grandes

Os lustres grandes ficam ótimos em espaços amplos da residência. O estilo pode variar do clássico ao moderno, mas o ideal é que esse item sempre esteja na medida certa. Colocado sob a mesa de jantar, ele cria um efeito estético muito bonito, por exemplo.

No entanto, ele também pode compor a sala de estar, lembrando sempre de considerar a altura do pé direito antes de fazer a sua opção. Algumas das tendências decorativas da atualidade são as peças com diferentes alturas, que trazem charme e um design único para os cômodos.

Spots

Os spots de luz são ótimas opções para criar uma iluminação mais direcionada e destacar algum objeto, como um quadro, uma estante ou uma escultura. Vale lembrar que o uso desse tipo de luz precisa ser planejado, a fim de que a instalação não ofusque o usuário do ambiente.

Destaca-se que o spot é capaz de apresentar fluxos luminosos distintos, com cores e angulações ajustáveis, permitindo a criação de diferentes efeitos. Então, a sua colocação vai variar conforme o cômodo.

Lâmpadas retrô

Que tal dar um ar vintage à sua casa por meio das lâmpadas retrôs? Elas também são uma boa opção decorativa e ficam especialmente bonitas em ambientes decorados de maneira clássica.

Outro ponto importante é que, por oferecerem uma luz amarela, vale a pena colocá-las em espaços mais claros. Ou seja, se o cômodo for grande e bem iluminado, elas darão o toque final à arquitetura do local.

Fitas de LED

As fitas de LED são uma alternativa moderna e muito queridinha pelos decoradores, justamente por ajudarem na valorização do projeto arquitetônico, o que pode incluir desde rasgos de luz até prateleiras na estante.

A partir de uma aplicação correta, é possível ter uma iluminação especial e decorativa. É importante lembrar que, por serem de LED, essas fitas não esquentam, têm baixo consumo e, consequentemente, sua durabilidade é maior.

Viu como há várias opções para deixar a sua iluminação decorativa ainda mais bonita? Vale lembrar que, para garantir a eficiência e a sua correta aplicação, o projeto luminotécnico faz toda a diferença. Isso porque ele é criado por profissionais especializados, que avaliarão diversos aspectos antes da colocação das peças, a fim de que todos os elementos do espaço estejam em harmonia.


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados