Saiba como deixar a iluminação da cozinha ainda melhor!

Saiba como deixar a iluminação da cozinha ainda melhor!

Publicado por Gabriela Pisani


cozinha iluminada

Se o assunto é iluminação de ambientes internos, muitas pessoas voltam a sua atenção para o planejamento luminotécnico das salas e dos quartos e acabam deixando a cozinha de fora da organização. Acontece que a luz nesse ambiente é uma das principais variáveis que garantem a sua segurança ao cozinhar, já que iluminam corretamente o espaço.

Então, como realizar implantar corretamente a iluminação para cozinha? Para responder a essa pergunta, desenvolvemos este conteúdo com as melhores dicas que ajudarão você a construir uma iluminação perfeita que permitirá o preparo de alimentos deliciosos para você e sua família. Acompanhe!

Tenha uma boa estratégia de iluminação para cozinha

Para começar, não poderíamos deixar de falar sobre a construção de uma boa estratégia no seu projeto, não é verdade? Uma das melhores técnicas para ter excelentes focos luminosos na sua cozinha é separar a iluminação por tipo, cor e intensidade. Nesse sentido, as tonalidades mais fortes devem ser direcionadas para os lugares com maior manuseio de alimentos.

Por outro lado, as mais fracas servem para suavizar o ambiente e devem ser aplicadas nas áreas de circulação. Aqui, você pode investir em fitas de LED nas sancas ou mesmo trilhos de luz com uma tonalidade mais sutil. Assim, esse espaço fica otimizado sem perder de vista o aconchego que deve ter.

Aproveite a iluminação natural

Esta é a primeira dica específica. Se existe uma boa iluminação natural nesse ambiente, por que não utilizá-la? Além de ser extremamente funcional, você consegue otimizar espaço no seu ambiente, aumentar a ventilação naquele cantinho mais úmido e economizar mensalmente com a energia elétrica. Só depois de identificar quais serão os focos aclarados de forma natural é possível elencar os lugares em que as lâmpadas entrarão.

Por isso, a nossa dica é conversar com o arquiteto responsável pelo projeto luminotécnico e encontrar as melhores formas de aproveitar a entrada de luz natural. Aos poucos, é possível montar um planejamento que equilibre esses dois elementos na sua cozinha.

Invista em trilhos de luz

Inicialmente, os trilhos de luz se tornaram tendências na decoração minimalista e escandinava, mas foram aprimorados com o passar do tempo. Hoje, esse recurso de iluminação se tornou uma excelente alternativa para a cozinha pois, ao mesmo tempo que economiza espaço, permite a direção do foco luminoso para diversos cantos do ambiente.

Para complementar, é possível harmonizar os trilhos de luz com spots de forma a destacar uma região específica da sua cozinha. É uma excelente estratégia de iluminação e, de quebra, você consegue montar uma decoração diferenciada e cheia de personalidade. Lembre-se, no entanto, de combinar a temperatura das lâmpadas para deixar o ambiente ainda mais acolhedor.

Utilize fitas de LED em armários, prateleiras e bancadas

Outra possibilidade de iluminação que tem um efeito estético muito atraente é a utilização de fitas de LED nos armários, prateleiras e bancadas. Além de ser uma excelente forma de iluminar a região do preparo de alimentos, você consegue destacar a sua mobília de uma maneira diferente.

E mais: por serem contínuas, as fitas auxiliam na localização de alimentos e utensílios que são mais difíceis de acessar. Isso faz com que o trabalho seja otimizado, reduzindo o seu tempo na cozinha e diminuindo o risco de acidentes em função do mau uso do ambiente culinário.

Ter uma boa iluminação para cozinha vai muito além de conquistar um ambiente bem decorado. É uma questão de segurança e bem-estar naquela hora especial de produzir receitas saborosas. Por isso, lembre-se de contar com a ajuda de um excelente profissional para orientá-lo na construção do seu projeto, combinado?


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados