As maiores tendências em decoração e iluminação para 2019!

As maiores tendências em decoração e iluminação para 2019!

Publicado por Gabriela Pisani


Nós fomos até Paris, conferir as últimas tendências em decoração e iluminação na feira de design Maison&Objet  e contamos o que vimos em primeira mão para vocês aqui nesse artigo! A feira acontece desde 1995 e explora todo o universo da decoração e da moda duas vezes ao ano, uma em janeiro e outra em setembro. Ela é referência no universo decorativo e reúne, em média, 3.100 marcas e recebe 85 mil visitantes em cada edição.

A cada nova edição do salão Maison&Objet, a agência de análise de tendências NellyRodi fica encarregada de analisar o que há de mais novo no âmbito sociológico e nos hábitos de consumo para propor um tema ao Salão. O tema dessa edição foi "Excuse My French" porque, segundo a agência, no que diz respeito à cultura ou ao design, o made in France é a incarnação do chique sem esforço, coisa que realmente os franceses são mestres. Aliado a isso, a agência afirma que a estandardização da moda e do design causaram uma necessidade extrema do excepcional e do diferente, coisa que os franceses sabem muito bem traduzir, como dito acima, sem muito esforço.

Vocês vão conseguir entender, pelas tendências e fotos à seguir, que realmente, o Savoir Faire francês estava impregnado no que foi exposto, desde a valorização do que é feito à mão, minuciosamente, com detalhes e extrema qualidade, passando pelo simples movimento das formas arredondadas e cheias de harmonia até a volta triunfal do clássico dourado revisitado.

O objeto ARTEsanal:

O valor do objeto artesanal. Não é segredo para ninguém que, já há algum tempo, o feito a mão vem sendo cada vez mais valorizado. Na MO19 teve uma parte só para expositores que são artesãos e foi simplesmente um show de arte. Além da ala dedicada exclusivamente ao artesanato, pela feira inteira nós nos deparamos com marcas mostrando ao vivo como seus produtos são feitos, o que mostra que isso se tornou uma preocupação real do consumidor. Não queremos mais comprar qualquer produto, queremos saber de onde vem, do que é feito e quem fez!

Tecido, cor e forma: os clássicos de tecido com muita cor e formas geométricas diferentes

O lustre de tecido é aconchegante, atemporal, super neutro e chique. Sempre foi um clássico e provavelmente sempre será. O que observamos na Maison&Objet de janeiro foi uma variedade enorme de formas e cores desse ícone da iluminação. Outra tendência, essa não só na iluminação e nem só no lustre de tecido é o uso de formas arredondadas. Quase não vimos nada quadrado e nas fotos abaixo isso fica bem claro para o tecido e para as tendências de iluminação como um todo.

Muito ouro!

Outra forte tendência que vínhamos observando e que continua, é o uso do dourado. Agora ele veio em abundância! Em tudo: iluminação, decoração, moda e joalheria! Praticamente não vimos mais nada em cobre, tendência super marcante nos últimos anos.

Como vocês vão ver nas fotos abaixo, todos os detalhes em metal das luminárias e pendentes são na cor dourada. Ele volta com tudo mas não remete mais ao antigo, ao clássico, ele vem completamente moderno, chique e sem excessos.

O redondo e o vidro:

Nós já mencionamos essa tendência quando falamos dos lustres de tecido, mas ela é tão evidente que falaremos especificamente aqui. Praticamente tudo está vindo arredondado, vimos pouquíssimas formas mais retas e mesmo quando elas aparecem, vêm junto com algo que remeta ao redondo.

Além disso, especificamente na iluminação, um material que continua em alta é o vidro. Nós vimos bolas, bolas e mais bolas de vidro leitoso, de vidro transparente ou de vidro colorido, um show! Vejam as imagens abaixo:

Mistura de materiais, cores e texturas que trazem o aconchego e a cara de LAR:

Ainda vimos um pouco de uma das grandes tendências em decoração e iluminação dos últimos anos, o design industrial. Porém, ele já não é mais aquele industrial pesado, cheio de ferro fundido e usado em praticamente tudo como estávamos acostumados. Até porque isso não tem muito a ver com o tema do Salão, não é? Ele vem mais acompanhado do tecido, da madeira e da palha, mais como uma mistura de materiais, menos como o estilo industrial. Vimos muito verde escuro, muito coral(a cor do ano) e muitas cores puxadas para o ocre, mais uma vez, tudo remetendo ao aconchego, casa com cara de casa, minimalista, chique mas sem querer sabe? Bem Francês mesmo!

Gostaram de ficar sabendo das maiores tendências em decoração e iluminação para 2019? Para ficar sempre por dentro das nossas dicas e novidades, siga-nos nas redes sociais e assine nossa newsletter. Estamos no Facebook e no Instagram.


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados