3 dicas para escolher a paleta de cores na decoração da sua casa

3 dicas para escolher a paleta de cores na decoração da sua casa

Publicado por Gabriela Pisani


cartela de cores pantone

Uma das etapas que, certamente, mais exige tempo e dedicação de quem está planejando cada detalhe da nova casa é a escolha da paleta de cores na decoração, não é verdade? E isso não é para menos, já que ela influencia diretamente na iluminação, no conforto e na otimização dos espaços.

Por isso, é tão importante escolher os tons que, de fato, se adequam a cada local. Para ajudá-lo nessa tarefa, apresentamos 3 dicas fundamentais para você fazer a escolha da paleta de cores na decoração. Acompanhe e inspire-se!

1. Leve em conta o estilo da decoração

A primeira dica é bem simples: leve em conta o estilo de décor do seu lar. Afinal, ele dita quais serão as tonalidades usadas não apenas nas paredes, mas também nos móveis, nos objetos decorativos, estofados, piso, etc. Muitos, inclusive, apresentam padrões bem específicos de cores, como é o caso do industrial e do retrô, enquanto outros, como o oriental, envolvem técnicas para promover o equilíbrio dos espaços.

Um exemplo clássico é o feng shui, de origem chinesa. Nele, as cores promovem a energização dos cômodos e fazem referências à natureza, promovendo uma ação terapêutica revitalizante nos moradores. Justamente por isso, é difícil se sentir à vontade em ambientes com tons escuros e abafados. Ao contrário, o amarelo, o azul, o verde e o branco imperam nas escolhas harmônicas.

2. Fique por dentro dos efeitos das cores

Fora o estilo adotado, é importante estar ciente do impacto visual que cada cor pode causar. Isso porque, segundo a psicologia das cores, o cérebro humano reage de modos diferentes quando exposto a um tom em evidência.

Ou seja, segundo o estudo proposto por Johann Wolfgang Von Goeth, elas têm a capacidade de afetar o nosso comportamento, mudar o nosso humor e, até mesmo, impactar a nossa saúde. Bastante coisa, não?  Por exemplo, o roxo tem efeito calmante e tranquilizante, enquanto o laranja é capaz de estimular a fome. O amarelo, por sua vez, nos mantêm alegres e agitados, embora o azul nos induza ao sono.

Logo, é interessante avaliar como elas nos influenciam para decidir o ambiente correto para aplicá-las, como o laranja na cozinha, o azul nos quartos, o amarelo na varanda, o roxo na sala de estar e por aí vai.

3. Teste novas possibilidades e variações

Para encerrar, não deixe de testar novas possibilidades para a paleta de cores na decoração. Na prática, isso significa explorar tendências do design de interiores, como o color blocking — que mistura tons vibrantes em blocos geométricos em uma mesma superfície — e o revestimento das paredes de tons neutros e claros com boiseries coloridas.

Além disso, você não precisa restringir o uso das cores apenas às tintas. O motivo disso é que está em alta a aplicação de papéis de parede e lambe-lambes em ambientações contemporâneas e modernas. Portanto, inove e se deixe levar pela criatividade!

Gostou das nossas dicas para acertar na escolha da paleta de cores na decoração? Não deixe de colocá-las em prática para potencializar a iluminação e o espaço dos recintos e, de quebra, torná-los ainda mais convidativos para você e as suas visitas!

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga-no nas redes sociais para aprender outras dicas para transformar o seu lar! Estamos no Facebook e Instagram.


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados