Cada vez mais populares, as fitas de LED caíram nas graças dos entusiastas de decoração porque seu uso é bastante versátil. Utilizadas tanto para iluminação quanto para sinalização, podem ser instaladas em diversos ambientes, como sala, cozinha e escritório.

Além disso, são amplamente utilizadas em vitrines, em escadas, móveis, fachadas de imóveis comerciais, para cenografia, para decorar stands etc. Já deu para perceber que dá para utilizá-la em várias situações, não é mesmo?

Neste post, elencamos as 5 maiores vantagens de utilizar as fitas de LED no seu projeto. Confira!

1. Fácil instalação

A instalação do LED em fita é muito simples e fácil de ser realizada. Como a maioria delas tem uma parte adesiva de fácil aderência, é só retirar a proteção e colar no local desejado. A única preocupação em torno da instalação é que haja um ponto de energia próximo para que ela funcione perfeitamente.

2. Múltiplas funções

Como dito anteriormente, a fita de LED pode ser utilizada de várias formas, em vários ambientes distintos e, assim, desempenhar diversas funções. Ela pode ser instalada em sancas, prateleiras e em volta de espelhos.

Além disso, elas podem iluminar e decorar a cabeceira da cama, o balcão da cozinha e serem utilizadas no jardim de inverno. Como forma de sinalização, podem ser utilizadas nos degraus e no corrimão de escadas. Você pode soltar a sua imaginação e até utilizá-las para criar um céu estrelado no quarto de um bebê ou das crianças.

Powered by Rock Convert

3. Durabilidade

LEDs com boa qualidade têm uma vida útil que pode variar de 50 a 100 mil horas, o que equivale a 10 anos de uso. Já os LEDs de baixa qualidade tendem a durar de 20 a 30 mil horas. A qualidade é determinada por meio do chip utilizado, já que ele interfere diretamente na sua durabilidade e na qualidade da luz emitida.

Os chips de má qualidade já começam a perder a luminosidade a partir de 2 mil horas de uso e o seu desgaste se acentua bastante quando chegam a 7 mil horas. Já os de boa qualidade começam a se desgastar a partir das 10 mil horas de uso, mas de maneira suave.

4. Variedade de tons

Uma das vantagens da fita de LED é a ampla variedade de tons que ela pode proporcionar. Por utilizar o sistema de cores RGB (red, green e blue, ou vermelho, verde e azul em português), a junção dessas cores cria várias outras cores e tons diferentes.

Geralmente, essas fitas acompanham um controle remoto. Mais que apenas ligar e desligar, com ele é possível escolher a cor, alterar a intensidade da iluminação e, até mesmo, escolher o ritmo da troca das cores.

5. Baixa potência

A maior parte das fitas com LED tem tensão de alimentação de 12 ou 24 volts, o que faz com que sejam bastante econômicas. Para se ter uma ideia, gastam apenas 8 watts por metro para atingirem a mesma luminosidade proporcionada pela lâmpada de 60 watts.

Por fim, é importante destacar que a instalação das fitas de LED necessita de um driver, que nada mais é que uma fonte, que seja compatível com a configuração da fita. Se for necessário realizar a ligação de fitas em série é preciso ter atenção, já que aproximadamente a cada 10 metros deve-se puxar um novo ponto de alimentação. Para não haver erros não se esqueça de contar com a ajuda de profissionais capacitados para realizar o serviço.

Gostou do artigo? Então aproveite para continuar aprendendo sobre o assunto e descubra como escolher a melhor lâmpada de LED para a sua casa!