Já ouviu falar nas fitas de LED? Descubra 5 vantagens de usar

Já ouviu falar nas fitas de LED? Descubra 5 vantagens de usar

Publicado por Gabriela Pisani


Fita de LED luz azul

Cada vez mais populares, as fitas de LED caíram nas graças dos entusiastas de decoração porque seu uso é bastante versátil. Utilizadas tanto para iluminação quanto para sinalização, podem ser instaladas em diversos ambientes, como sala, cozinha e escritório.

Além disso, são amplamente utilizadas em vitrines, em escadas, móveis, fachadas de imóveis comerciais, para cenografia, para decorar stands etc. Já deu para perceber que dá para utilizá-la em várias situações, não é mesmo?

Neste post, elencamos as 5 maiores vantagens de utilizar as fitas de LED no seu projeto. Confira!

1. Fácil instalação

A instalação do LED em fita é muito simples e fácil de ser realizada. Como a maioria delas tem uma parte adesiva de fácil aderência, é só retirar a proteção e colar no local desejado. A única preocupação em torno da instalação é que haja um ponto de energia próximo para que ela funcione perfeitamente.

2. Múltiplas funções

Como dito anteriormente, a fita de LED pode ser utilizada de várias formas, em vários ambientes distintos e, assim, desempenhar diversas funções. Ela pode ser instalada em sancas, prateleiras e em volta de espelhos.

Além disso, elas podem iluminar e decorar a cabeceira da cama, o balcão da cozinha e serem utilizadas no jardim de inverno. Como forma de sinalização, podem ser utilizadas nos degraus e no corrimão de escadas. Você pode soltar a sua imaginação e até utilizá-las para criar um céu estrelado no quarto de um bebê ou das crianças.

3. Durabilidade

LEDs com boa qualidade têm uma vida útil que pode variar de 50 a 100 mil horas, o que equivale a 10 anos de uso. Já os LEDs de baixa qualidade tendem a durar de 20 a 30 mil horas. A qualidade é determinada por meio do chip utilizado, já que ele interfere diretamente na sua durabilidade e na qualidade da luz emitida.

Os chips de má qualidade já começam a perder a luminosidade a partir de 2 mil horas de uso e o seu desgaste se acentua bastante quando chegam a 7 mil horas. Já os de boa qualidade começam a se desgastar a partir das 10 mil horas de uso, mas de maneira suave.

4. Variedade de tons

Uma das vantagens da fita de LED é a ampla variedade de tons que ela pode proporcionar. Por utilizar o sistema de cores RGB (red, green e blue, ou vermelho, verde e azul em português), a junção dessas cores cria várias outras cores e tons diferentes.

Geralmente, essas fitas acompanham um controle remoto. Mais que apenas ligar e desligar, com ele é possível escolher a cor, alterar a intensidade da iluminação e, até mesmo, escolher o ritmo da troca das cores.

5. Baixa potência

A maior parte das fitas com LED tem tensão de alimentação de 12 ou 24 volts, o que faz com que sejam bastante econômicas. Para se ter uma ideia, gastam apenas 8 watts por metro para atingirem a mesma luminosidade proporcionada pela lâmpada de 60 watts.

Por fim, é importante destacar que a instalação das fitas de LED necessita de um driver, que nada mais é que uma fonte, que seja compatível com a configuração da fita. Se for necessário realizar a ligação de fitas em série é preciso ter atenção, já que aproximadamente a cada 10 metros deve-se puxar um novo ponto de alimentação. Para não haver erros não se esqueça de contar com a ajuda de profissionais capacitados para realizar o serviço.

Gostou do artigo? Então aproveite para continuar aprendendo sobre o assunto e descubra como escolher a melhor lâmpada de LED para a sua casa!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados