Descubra como iluminar uma escada de maneira impecável aqui!

Descubra como iluminar uma escada de maneira impecável aqui!

Publicado por Gabriela Pisani


exterior de casa

Muitas pessoas focam em recursos para iluminar ambientes e se esquecem das áreas de transição. Pensando nisso, trouxemos dicas e ideias para você descobrir como iluminar uma escada de maneira impecável.

O projeto deve resultar em uma solução funcional e decorativa, que aumente a segurança dos moradores e garanta um visual interessante. O objetivo é evitar acidentes e, ao mesmo tempo, criar efeitos incríveis na estrutura.

Leia o artigo e saiba como fazer isso!

Como iluminar uma escada?

Há várias formas de trabalhar com luzes: utilizar pontos focais, manter uma claridade homogênea, evidenciar detalhes, sinalizar caminhos etc. Basta escolher sua opção favorita ou combinar mais de uma solução.

Veja diferentes ideias para você aplicar em uma escada.

Spots

São pequenos e podem ser embutidos nos degraus ou na parede mais próxima. O ideal é distribuí-los de maneira equilibrada, desde a base até o topo da escada, de modo a obter claridade suficiente para destacar toda a estrutura.

Pendentes

Elementos suspensos, como os tradicionais lustres, também são boas apostas. É importante posicionar esse tipo de luminária bem no centro da escada para que a luz seja distribuída em ambas extremidades. Se for um pendente longo, vale colocá-lo ao lado da estrutura, mantendo suas peças próximas do corrimão.

Fitas

Esses recursos são ótimos para contornar detalhes, como o corrimão e as extremidades dos degraus. As fitas de LED são estreitas e finas, portanto, perfeitas para iluminar partes menores e que ficam escondidas, como os espelhos da escada.

Arandelas

Essas luminárias também funcionam se a sua escada tiver contato com uma parede. Para ter bons resultados, é importante posicionar várias arandelas em sentido vertical, de modo que elas acompanhem o trajeto da escada e conduzam as pessoas pelo caminho.

Velas

Elas compõem as principais tendências decorativas em datas festivas e podem ser úteis quando você desejar uma luz diferenciada. No Natal ou Réveillon, por exemplo, é possível enfeitar os degraus da escada com arranjos de velas. A solução é momentânea e deve ser utilizada apenas durante o período de celebração.

Como escolher a luz mais adequada?

Você acabou de ver que há diversos recursos disponíveis para caprichar na iluminação da escada. O próximo passo é conhecer os cuidados envolvidos na escolha dos produtos e na instalação das luminárias.

Priorize o balizamento

A luz balizadora é ideal para corredores de passagem, áreas de acesso e pontos de transição. Como a escada combina todas essas funções, deve receber elementos que demarquem o caminho e orientem os usuários.

Os spots balizadores, por exemplo, podem aparecer em diferentes formatos. A dica é instalá-los nos próprios degraus ou na parede adjacente à escada. Alguns modelos contam até com sensor de movimento, que faz com que as luzes acendam apenas quando há presença no local.

Escolha a tonalidade da luz

A iluminação da escada pode ser trabalhada com diferentes cores. A escolha da tonalidade dependerá do estilo que você deseja e, ainda, das sensações que pretende transmitir ao ambiente.

Luzes amareladas, por exemplo, remetem ao conforto e aconchego porque criam uma atmosfera acolhedora. Já as luzes brancas são estimulantes e mantêm o observador em estado de alerta.

Também há opções mais chamativas, como azul, roxo e vermelho. Independentemente da preferência, observe sempre o Índice de Reprodução de Cor (IRC) da lâmpada para se certificar de que a tonalidade é fiel àquilo que você procura.

Invista em bons produtos

Parte do segredo de uma boa iluminação está na qualidade dos produtos utilizados. Portanto, não se limite apenas ao preço quando for adquirir itens para o seu projeto.

Atualmente, as lâmpadas de LED estão entre as melhores opções do mercado. Vale a pena investir nessas versões. Afinal, são mais eficientes que os modelos comuns, não esquentam, duram por mais tempo e podem ser recicladas.

E então, o que achou dessas dicas? Agora você sabe como iluminar uma escada de diversas maneiras e pode encontrar a solução perfeita para esse ponto importante da casa.

Não deixe de receber conteúdos como esse em primeira mão. Assine a nossa newsletter e fique de olho em sua caixa de entrada!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados