Algumas dicas de decoração são sempre bem-vindas para deixar o nosso espaço agradável e o mais confortável possível, não é mesmo? É muito importante que a nossa casa tenha a ver com a nossa personalidade e tenha um estilo que nos agrade. Afinal, é o nosso porto seguro, o local de convívio familiar, e onde relaxamos e vivemos grande parte de nossos dias.

Na decoração, cada vez mais, usamos a máxima minimalista “menos é mais”. Ou seja, o ideal é tornar o ambiente harmonioso, limpo e despoluído, com o mínimo de coisas possível. Atualmente, valoriza-se muito a praticidade e a funcionalidade, evidentemente sem deixar de lado o estilo e o bom gosto.

Confira algumas sugestões de decoração para tornar sua casa mais prática, funcional e, principalmente, aconchegante!

1. Torne o espaço harmonioso

O equilíbrio é fundamental na decoração da casa. Tamanho dos ambientes, objetos, cores, iluminação e móveis devem estar em total harmonia. Tudo deve ser bem pensado na hora da decoração — desde a paleta de cores até a iluminação que realçará e evidenciará alguns detalhes.

Sendo assim, vale ressaltar que, com ambientes cada vez menores, devemos priorizar poucos e pequenos objetos, assim como o tamanho dos móveis — que devem ser proporcionais. Nada pior do que um local entulhado de objetos, com muitos móveis e sem um bom espaço entre eles para circulação.

2. Mantenha a iluminação ideal

Existem inúmeros recursos de iluminação para valorizar a decoração — entre eles, lustres, apliques, trilhos ou painéis, abajures e focos de luz. Até a cor da lâmpada é importante, dependendo do ambiente onde ela será colocada. Recomenda-se que, na sala, seja utilizada a luz amarela, já que transmite uma sensação de conforto e aconchego.

Powered by Rock Convert

O ideal é aplicar a iluminação indicada para cada cômodo da residência. O quarto pede uma luz indireta e uniforme. Um dimmer, por exemplo, é uma boa dica para se obter a iluminação desejada nos variados momentos em que ficamos nesse cômodo.

A cozinha, por sua vez, já exige uma iluminação mais clara. Ela pede lâmpadas que tenham a máxima fidelidade na reprodução da cor — visto que é o local onde lidamos com os alimentos.

3. Priorize o conforto

Entre as dicas de decoração, buscar o conforto é essencial. Escolha móveis e objetos que, além de decorar, tragam-lhe uma sensação agradável e aconchegante. Tenha em mente que é possível ter um ambiente bem decorado e, junto a isso, ter um ambiente confortável, prático e funcional.

Para isso, basta pesar esses fatores na hora de adquiri-los. Saber dispô-los nos cômodos também tem grande influência no nosso conforto e bem-estar.

4. Aposte em objetos que podem transformar ambientes

Alguns objetos têm o poder de transformar os ambientes e dar um up no astral da casa. Confira quais são eles:

  • almofadas: renove as suas. Depois de um tempo olhando sempre para as mesmas estampas e cores, chegou a hora de mudar. Invista em modelos diferentes e coloridos e você verá que já é um bom começo para a decoração da casa;
  • quadros: eles dão um toque todo especial à decoração, garantindo estilo e personalidade. Você pode escolher uma parede da sala, por exemplo, e pendurar muitos quadros, procurando manter uma simetria, pelo menos, no que se refere à distância de um item para outro;
  • espelhos: não há nada que amplie mais espaços pequenos do que a aplicação de espelhos. Escolha uma parede para revestir com esse recurso;
  • adesivos: eles têm sido muito utilizados na decoração. São de fácil aplicação e têm variedades de ideias, como frases feitas, palavras soltas e figuras;
  • papel de parede: se você não quer passar horas pintando a casa, invista em papel de parede. Eles são práticos, além de que, para mudar o ambiente, basta aplicá-los apenas em uma parede do espaço.

Como você pôde ver neste post, dicas de decoração não faltam! Muitas vezes, já estamos cansados da mesma decoração e o que queremos são apenas boas ideias. Sendo assim, aproveite nossas sugestões e torne sua casa mais confortável e aconchegante!

Gostou deste artigo? Lembrou-se de outras dicas de decoração que fazem a diferença? Deixe, então, um comentário neste texto e compartilhe a sua opinião sobre o tema! Vamos lá!