Iluminação embutida: saiba como usar e as vantagens deste modelo

Iluminação embutida: saiba como usar e as vantagens deste modelo

Publicado por Gabriela Pisani


Sala de estar

Que pessoa não sonha em ter uma residência bonita, confortável e funcional? Independentemente do estilo da decoração, existem algumas alternativas que são capazes de trazer ao espaço essas características com maestria, como é o caso da iluminação embutida.

Mas, afinal, como funciona esse tipo de iluminação? Quais as suas vantagens e desvantagens? As respostas para essas e outras perguntas você verá nos tópicos a seguir, além de conferir quais são os melhores lugares para instalar as luzes embutidas. Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira!

O que é iluminação embutida?

A iluminação embutida pode ser definida como um estilo em que as luzes são colocadas indiretamente no ambiente, por meio de sancas e forros, ou atrás de elementos como espelhos, quadros ou mesmo luminárias para embutir.

O objetivo é que ela não tenha interferência na decoração do espaço em que é colocada e ofereça um maior conforto visual para quem a vê.

Ao inserir luzes embutidas, um projeto luminotécnico almeja a obtenção de uma iluminação geral e que não obstrua nenhum elemento do espaço em que é colocada, criando um jogo de luz e sombra.

Quais são os tipos de forros e luminárias para embutir?

Existem diferentes tipos de forros onde a iluminação embutida pode ser inserida, como o de gesso e as sancas abertas e fechadas. Uma de suas principais aplicações acontece no rebaixamento do teto, onde são embutidas as luzes. Já no caso das sancas, a iluminação é colocada dentro dos vãos formados por elas.

A variedade de luminárias para embutir também é surpreendente. No mercado, há opções que se encaixam nos diversos estilos de decoração. Entre as mais comuns estão os spots de luz, os plafons de LED, a luminária direcionável e a luminária linear.

Quais são os melhores jeitos de usar a iluminação embutida?

Percebeu que há muita informação acerca da iluminação embutida, não é? Mas você já consegue imaginar tais luzes na sua casa? Não vá pensando que esses elementos só podem ser acrescidos em um ou outro cômodo do seu lar.

As luzes de embutir podem estar presentes nos mais diversos cômodos da casa, oferecendo efeitos diversificados. A seguir, veja quais são as melhores maneiras de incluir a iluminação embutida no seu projeto de decoração!

Cozinha

Com certeza, há um espaço queridinho na sua cozinha: algum item decorativo especial ou até aquela cristaleira que expõe as taças e porcelanas da família. Pois bem, a iluminação embutida pode acrescentar ainda mais brilho e beleza para tais espaços.

Além do mais, embutir lâmpadas spots no teto sob a bancada de refeição faz com que os momentos na cozinha se tornem especiais e dignos de selfies com a família toda. Convenhamos, uma boa iluminação faz toda a diferença, tanto nas fotos, quanto na vida real, não acha?

Armários e estantes

Além de ser uma forte tendência pelo seu bonito efeito, acrescentar luzes dentro dos armários e estantes é também uma solução para aumentar a visualização dos itens guardados nos móveis em questão.

É claro que a mobília com porta de madeira pode ser iluminada por dentro, mas as portas de vidro ou espelhadas são as queridinhas dos projetos de iluminação interna. É possível, nesses casos de transparência, incluir a iluminação indireta, o que resulta em um cômodo ainda mais aconchegante e sofisticado.

Espelhos

O banheiro não pode ficar de fora quando pensamos em uma iluminação útil e bonita. Acrescentar lâmpadas de embutir em cima do espelho é uma ótima ideia! Além de ocasionar a iluminação indireta, o foco de luz pode ajudar os moradores em momentos de maquiagem ou na hora de barbear-se.

Só precisamos posicionar bem as lâmpadas para que não façam sombra. Por isso, deve-se instalar os embutidos bem próximos da parede e direcioná-los para o rosto e não para a parte de cima da cabeça.

Sala de estar

sala de estar é o cômodo preferido para incluir artigos decorativos, não é? Pendurar quadros e preparar arranjos de flores em vasos bonitos é extremamente comum nesse ambiente. Se você deseja que esses itens se tornem ainda mais especiais, por que não instalar um foco de luz sobre eles utilizando a iluminação embutida? O resultado será de cair o queixo!

Acrescentar fitas de LED no teto de gesso também é uma bela forma de decorar e tornar a sua sala de estar um ambiente mais intimista. Todos esses detalhes apontados garantem que a sua casa tenha a sua cara!

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de iluminação?

Anteriormente, falamos que a iluminação embutida busca não interferir na decoração do ambiente, o que é uma de suas maiores vantagens.

Consequentemente, isso nos leva a outro benefício, que é o fato de ela poder ser combinada com outros tipos de iluminação convencional. Ou seja, se você quiser dar destaque a uma luminária pendente, não haverá problemas.

Além disso, as luzes embutidas tendem a aquecer menos, o que evita o desgaste de elementos de decoração. Outra vantagem é o efeito criado por ela. Ao embutir a iluminação, o espaço se torna mais aconchegante, clean e sofisticado, dependendo da proposta da decoração.

Já em relação às desvantagens, podemos citar o fato desse modelo ter um custo mais alto. Isso acontece quando o projeto inicial do espaço não inclui luzes embutidas, o que criará a necessidade de uma reforma maior. Outra desvantagem é o fato de oferecer pouca iluminação ao espaço, principalmente, quando não é projetada corretamente.

No entanto, em linhas gerais, os benefícios se sobressaem, conferindo maior liberdade de iluminar os pontos desejados, sem depender da laje ou parede. Além do mais, as luminárias para embutir, por si só, têm um custo menor em relação aos pendentes.

Como vimos, a iluminação embutida é altamente adaptável, podendo ser inserida em quartos, salas, escritórios ou banheiros. Para isso, basta fazer o projeto certo para cada ambiente e nunca se esquecer: a parte mais bonita da sua casa é aquela que espelha a personalidade da sua família.

Por isso, não perca tempo: ao projetar a iluminação do seu lar, não se esqueça de considerar essa opção e deixe-o mais bonito, confortável e funcional!

E então, o que achou deste post sobre iluminação embutida? Conte-nos nos comentários se ela já está presente em algum cômodo da sua casa, ou se você gostaria de acrescentá-la!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados