Mesmo aproveitando o sol que entra em casa todos os dias, muitas pessoas não param para refletir sobre a real importância da luz natural. De fato, a sua função vai muito além de fornecer energia para clarear os ambientes residenciais.

Esse tipo de iluminação também tem impacto positivo na saúde das pessoas e na preservação do meio ambiente. Para entender melhor, fique conosco e confira mais informações sobre o assunto!

Benefícios da luz natural em casa

A luz do sol está disponível em diferentes níveis pelo mundo. Países tropicais, como o Brasil, são privilegiados pela abundância dessa energia limpa que traz inúmeras vantagens. Veja abaixo quais as principais e entenda melhor qual a importância da luz natural!

Economia

Esse é o primeiro benefício sentido por quem valoriza a luz natural em casa. Afinal, ao clarear ambientes com energia solar, você diminui o número de lâmpadas acesas ao longo do dia. O resultado é o menor consumo de energia elétrica e, consequentemente, a economia no bolso. Além disso, o aproveitamento da luz natural acontece por mais horas, o que proporciona aquela sensação de maior durabilidade do dia.

Melhora na saúde

Sabia que o sol é ativador da produção de vitamina D no organismo? Esse nutriente tem impacto na saúde física e mental, além de atuar na absorção de cálcio e no fortalecimento dos ossos. A exposição diária a essa energia também aumenta a sensação de bem-estar, essencial para garantir disposição e mais produtividade no dia a dia. Por isso, é tão importante passar algum tempo em espaços que proporcionam tal benefício.

Conforto visual

A importância da luz natural fica clara ao observarmos um cômodo bem iluminado. Sua presença nos ambientes internos cria diferentes efeitos (como amplitude) e sombras interessantes. Inclusive, sabia que esse tipo de iluminação é ideal para a leitura e outras atividades que exigem concentração? Isso se deve ao conforto visual proporcionado.

Sustentabilidade

O uso consciente dos recursos naturais vem se tornando pauta frequente nas discussões sobre meio ambiente. Para que as estratégias realmente funcionem, é importante o envolvimento e a participação de todos os cidadãos. Você também pode fazer sua parte começando com o aproveitamento da luz solar em casa. Como dito, trata-se de uma energia limpa e que pode ser utilizada de diversas formas.

Maior ventilação

Quando temos uma iluminação mais natural em casa significa que a disponibilidade de janelas e portas é maior. Sendo assim, a ventilação é uma consequência do espaço que é projetado para usar a luz do sol. Isso nos leva a outro benefício que é o conforto, pois o cômodo que é ventilado traz mais leveza e tranquilidade para a residência.

Otimização estética

Um dos grandes benefícios da iluminação natural é que ela traz mais fluidez estética para o ambiente em que é inserida, valorizando a arquitetura. Vale lembrar ainda de que isso potencializa a sensação de conforto visual, já destacado, isso porque aspectos como tons, tamanhos, texturas e formatos são realçados, o que faz com que tudo isso tenha um visual mais bonito.

Maior produtividade

O fato de ter uma iluminação natural em espaços de trabalho ou mesmo em um escritório pessoal faz com que haja um aumento na produtividade do dia de trabalho. Isso se deve à visualização propiciada, permitindo que as pessoas se movam seguramente e desempenhe as suas tarefas de maneira eficaz, precisa e seguro, sem causar o que chamamos de desconforto visual.

Maior profundidade

Outro fator envolvido na iluminação natural é que ela confere uma sensação de espaços mais amplos. Os vidros tanto de janelas quanto de portas, fazem com que os ambientes sejam considerados mais distribuídos e espaçosos. Isso leva as pessoas a se sentirem mais à vontade nestes ambientes, bem diferente de um espaço mal iluminado que pode gerar desconforto.

Powered by Rock Convert

Maneiras de aproveitar a luz natural

Pequenas reformas ou mudanças no layout de um recinto são úteis quando o objetivo é levar mais luz natural para dentro das residências. Veja algumas soluções que podem ajudar você a ter bons resultados.

Cuide da disposição dos móveis

O excesso de peças dentro de um cômodo cria barreiras físicas que impedem a correta distribuição da luz natural. Para que o sol entre e chegue a diferentes áreas, é importante prever a posição estratégica dos móveis.

Evite deixá-los muito próximos de janelas e priorize modelos baixos. Vale a pena verificar também se próximos a essas entradas existem árvores e arbustos, eles devem ser cuidados e aparados para não impedirem a que a luz entre.

Use vidro e cortinas claras

Aberturas (portas e janelas) com vidro são perfeitas para quem quer controlar a entrada de vento sem perder o benefício da luz natural. A transparência do material permite que o sol chegue aos ambientes internos.

O mesmo efeito ocorre quando você utiliza cortinas claras, preferencialmente feitas com tecidos finos e leves. Elas cobrem as janelas sem barrar totalmente a luz que vem de fora, mantendo os recintos bem iluminados.

Instale novos recursos

Você já ouviu falar sobre prateleiras de luz? São peças pequenas que, quando instaladas na parte interna de um ambiente, recebem os raios solares e direcionam a claridade para áreas específicas. Os espelhos cumprem a mesma função que as prateleiras por refletirem a luz e levá-la a outros pontos.

Aposte nos espelhos

Falando em espelhos, eles são considerados uma ótima maneira de melhorar a iluminação de um ambiente. Por exemplo, se eles são colocados na frente de uma janela, a luz natural refletirá sobre eles, proporcionando uma sensação maior de conforto, bem como amplitude. Sem contar que eles são um elemento de decoração bonito.

Opte por cores claras

Uma boa dica para favorecer a iluminação natural de um espaço é optar por cores claras nas paredes. Os tons mais claros, brilhantes e neutros ajudam a refletir os raios de sol, o que leva a uma sensação de espaço mais claro e amplo. Enquanto isso, as cores escuras absorvem a irradiação, o que deixa o espaço com sensação de estar mais quente e com a sensação de que ele é menor.

Instale uma claraboia

Uma opção interessante quando se trata da luz natural é a claraboia. Existem as opções tubulares, que são uma abertura canalizada no telhado. Existe uma série de vidros disponíveis para esse intuito. Vale a pena apostar nela especialmente em cômodos de convivência comum, além de favorecer iluminação, ao inserir a opção você torna o projeto arquitetônico mais charmoso e moderno.

Então? Acha que valeu a pena entender a real importância da luz natural em sua casa? Agora você tem bons motivos para adotar soluções que levem os benefícios dessa energia tão benéfica a toda a família.

Se gostou do artigo ou também tem dicas relacionadas ao assunto, deixe um comentário e compartilhe sua opinião com outros leitores!