Vale a pena investir em energia solar? Entenda de uma vez por todas!

Vale a pena investir em energia solar? Entenda de uma vez por todas!

Publicado por Gabriela Pisani


placas de energia solar

Uma boa iluminação diz tudo sobre um apartamento, não é mesmo? A qualidade e quantidade de luminosidade que entra no ambiente é fundamental para deixar o lar aconchegante e confortável. Por falar nisso, você sabia que uma excelente forma de conquistar um apartamento iluminado é investir em energia solar?

A energia solar residencial é uma alternativa sustentável que vem ganhando espaço no universo construtivo brasileiro, seja para empresas, indústrias ou mesmo residências, já que é bem eficiente e não libera elementos que favorecem o efeito estufa durante a produção e o consumo, caracterizando-se como energia limpa.

Bateu a curiosidade? Neste post, listamos as principais vantagens e desvantagens dessa energia sustentável para você fazer uma escolha segura e consciente. Confira!

Vantagens de investir em energia solar

Além de não causar impactos negativos ao meio ambiente, a energia solar pode ser muito econômica a longo prazo. Acompanhe para entender um pouco mais!

Energia sustentável não-poluente

Como já mencionamos, a energia solar é sustentável e não polui o meio ambiente. Isso acontece porque a eletricidade gerada é captada por meio dos raios solares, uma fonte abundante e presente diariamente.

Além disso, seu consumo não envolve o uso de combustíveis fósseis, elementos altamente poluentes que prejudicam a natureza ao potencializar os efeitos do aquecimento global.

Economicamente viável

O preço por unidade de energia gerada a partir de sistemas fotovoltaicos vem caindo exponencialmente nas últimas décadas e continua a baratear. Com isso, atualmente um sistema fotovoltaico de pequeno-médio porte bem dimensionado costuma se pagar em torno de sete anos.

Além disso, a vida útil destes sistemas é de aproximadamente 25 anos, o que garante energia limpa por muito tempo.

Não precisa de baterias para funcionar a noite

Com os grandes avanços dessa área tecnológica, regulamentações já foram criadas para permitir a geração individual e conjunta. Atualmente, com a energia gerada durante o dia pelo seu sistema fotovoltaico, mesmo que não seja utilizada na sua casa ou comércio nesse período, a energia é jogada na rede, gerando créditos com a concessionária energética da sua região.

Esses créditos são utilizados para abater o valor de energia elétrica utilizado de noite, quando o sistema não está gerando energia.

Não faz barulho

Os sistemas fotovoltaicos são totalmente silenciosos, pois não utilizam um processo mecânico para a transformação de energia, mas sim um fotoquímico.

Desvantagens da energia solar

Mesmo com diversos benefícios, a energia solar ainda conta com algumas desvantagens que devem ser consideradas para fazer uma escolha consciente. Conheça abaixo quais são elas — e como contorná-las!

Alto investimento inicial

A maior desvantagem da energia solar fotovoltaica no Brasil (e também uma das únicas, diga-se de passagem) é o investimento inicial. Para uma residência com gasto médio de energia, estima-se que um sistema completo custe algo em torno de R$ 20.000,00.

Pode parecer muito à primeira vista, mas, logo no primeiro mês, a conta de energia já será bem menor. Além disso, a tendência é que, ao longo do tempo, o sistema retorne o investimento sem problemas.

Depende da latitude da região

Para que a conversão elétrica ocorra de forma eficiente, é necessário ter uma boa incidência de luz nas placas fotovoltaicas. Isso pode ser uma desvantagem para quem mora em lugares onde a latitude é alta, como os países europeus.

Ainda assim, no Brasil a instalação do sistema fotovoltaico é muito mais vantajosa do que qualquer lugar da Europa — os líderes da energia solar — em função da latitude baixa e incidência luminosa.

Você percebe como investir em energia solar é uma excelente alternativa para garantir mais qualidade de vida e uma iluminação eficiente e limpa? Lembre-se de colocar em balanço todas as vantagens e desvantagens para fazer a escolha correta!

E aí, gostou do conteúdo? Que tal receber artigos como este na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter para não perder nossas novidades!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados