Como fazer uma luminária de barbante para decorar a casa?

Como fazer uma luminária de barbante para decorar a casa?

Publicado por Gabriela Pisani


três pendentes de barbante

O mundo dos tutoriais de “faça você mesmo” para decorar a casa está cheio de ideias maravilhosas. Uma das mais procuradas é sobre fazer pendentes e abajures decorativos com materiais muito simples. Neste post, você vai aprender como fazer uma luminária de barbante exclusiva para deixar qualquer ambiente cheio de personalidade.

Pode parecer uma tarefa que exige habilidades demais a princípio, porém, uma luminária de barbante é muito fácil e rápida de fazer.

Conheça agora mesmo o passo a passo de como fazer uma luminária de barbante!

Qual o material necessário?

Antes de começar, é importante se certificar de que todo o material está disponível e deixá-lo ao alcance enquanto executa cada etapa. Confira a lista:

  • bexiga ou bola que se possa estourar;
  • cola branca;
  • rolo de barbante;
  • pincel;
  • caneta permanente;
  • tesoura;
  • bocal para lâmpada do tipo E27 com fio;
  • lâmpada;
  • tinta (opcional).

Como fazer uma luminária de barbante?

Passo 1

Comece enchendo a bexiga ou a bola até que fique uniformemente redonda e do tamanho que você preferir. Em seguida, marque um círculo que comporte o tamanho da sua mão — essa é a região que vai ficar sem barbante, de modo que você possa manusear a lâmpada posteriormente.

Passo 2

Cubra toda a bexiga com uma camada de cola branca — espalhada com o pincel ou com os dedos — e comece a enrolar o barbante em um padrão aleatório. Também funciona mergulhando trechos do fio em um recipiente com cola, enrolando-o logo em seguida até alcançar uma distribuição satisfatória.

Em alguns lugares onde o barbante possa não ter fixado bem, a solução é repetir a camada de cola sobre o fio.

Passo 3

Deixe tudo secar por um ou dois dias. Uma boa estratégia é apoiar a parte da bexiga sem barbante sobre um copo, para evitar que grude na superfície abaixo. Depois de seco, estoure a bexiga e remova.

Passo 4

Esta etapa é opcional. Se você não quiser que seja mantida a cor natural de um barbante comum, uma boa ideia é colorir o fio com tinta spray. É importante que seja feito ainda com a bexiga cheia, pois a tinta pode voltar a amolecer a estrutura, que vai precisar secar por mais algum tempo.

Passo 5

Insira o bocal de lâmpada e passe o fio pelo ponto mais centralizado na parte superior da estrutura de barbante. Em seguida, rosqueie a lâmpada e instale a luminária. Atenção: procure não utilizar modelos que emitem calor durante o funcionamento, como as halógenas e as incandescentes, pois podem prejudicar a estrutura com o tempo.

Prefira as LEDs, que além de não propagarem calor para o ambiente, são o tipo de lâmpada mais econômico e sustentável do mercado.

Onde posso usar a luminária de barbante?

A peça, depois de pronta, vai bem na decoração de ambientes sociais como a sala, ou nos de descanso, tais como os quartos. Em ambos, é aconselhado o uso de lâmpada de luz amarelada, para dar uma sensação de aconchego extra.

Caso não seja possível instalar a luminária como pendente, uma boa ideia é inserir na estrutura de barbante uma vela falsa, daquelas que funcionam com baterias, ou luzes pisca-pisca, que podem ser ligadas direto na tomada.

A ideia também é excelente para decorações temporárias, como em festas de aniversário, jantares com família e amigos e até nas celebrações de final de ano. Todas essas possibilidades só mostram como a luminária de barbante é versátil e perfeita para várias ocasiões.

Uma dica bônus é que nem sempre essas luminárias precisam ser redondas. Substituindo a bola por uma caixa, por exemplo, é possível criá-las em um formato quadrado. Por outro lado, se o barbante for enrolado sobre uma estrutura de abajur, também poderá assumir essa forma.

O único cuidado é envolver o molde com plástico filme antes de passar a cola, de modo que a estrutura possa ser removida sem problemas.

Gostou de aprender como fazer uma luminária de barbante? Para ficar sempre ligado nas nossas dicas e novidades, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados