Como criar uma iluminação para maquiagem na sua casa?

Como criar uma iluminação para maquiagem na sua casa?

Publicado por Gabriela Pisani


Mulher se maquiando em frente ao espelho

Uma maquiagem impecável exige muito mais do que técnica e conhecimento sobre o manuseio dos produtos. A luz do local em que ela é feita também é essencial, pois interfere na percepção do resultado final da produção. É por isso que muitos maquiadores investem em iluminação para maquiagem nos seus salões.

No entanto, se você tem o costume de se maquiar em casa, não pode deixar de criar uma iluminação especial para esse momento. Confira como fazer isso a seguir!

Faça a maquiagem no local certo

Antes mesmo de projetar a iluminação para maquiagem é preciso escolher o local ideal para ela. Ao contrário do que muitos pensam, o banheiro não é o mais indicado, mas sim os quartos e closets.

Além de ter mais umidade, o que pode estragar os seus produtos, o banheiro não possui a incidência de luz natural como os quartos, por exemplo, devido às suas janelas. Vale lembrar que o efeito da maquiagem diante desse tipo de iluminação é mais fiel, o que ajuda a evitar exageros.

Escolha com cuidado as luzes que serão colocadas no espaço

Falando em exageros, as lâmpadas fluorescentes tendem a distorcer o resultado de uma maquiagem, fazendo com que excessos sejam cometidos ao passar blushes, sombras e outros produtos. Isso porque elas deixam o rosto com a aparência mais pálida do que o normal. Por sua vez, as lâmpadas de foco podem causar sombra dependendo da posição em que são instaladas.

Nesse caso, o ideal é optar pelas lâmpadas halógenas, que hoje ainda são as mais fiéis à luz natural. Consequentemente, elas não criam distorções de cores, fazendo com que um efeito real da maquiagem possa ser visto.

Uma dica na hora de escolher as lâmpadas é ter atenção ao IRC desses itens. O índice de Reprodução de Cor geralmente vem indicado nas embalagens. A escala representada por ele diz respeito à fidelidade das cores em relação à luz solar. Isso quer dizer que quanto mais próximo do número 100, mais fiéis serão as tonalidades vistas no espelho.

Tenha atenção ao posicionamento da iluminação

Outro fator que interfere na percepção da luz sobre o rosto é o posicionamento das lâmpadas. A distribuição da iluminação é o que ajuda na hora de criar uma maquiagem perfeita.

A melhor luz para maquiagem é aquela que vem de frente pois não produz sombra. O ideal é instalar luzes no teto, bem próximas a parede, pois se ficarem em cima da cabeça, vão fazer sombra e o rosto vai ficar com uma aparência esquisita e também um ponto de luz difusa na parede para a luz vir de frente e não ofuscar e incomodar quem está olhando no espelho. Ao fazer esse jogo de iluminação, você evita que as sombras incidam sobre a face e interfiram na percepção da maquiagem.

Aliás, vale destacar que as luzes laterais instaladas nos espelhos ajudam a manter a uniformidade da coloração do rosto. Elas podem, inclusive, vir em arandelas, dependendo do projeto arquitetônico do cômodo em que a maquiagem será feita.

Escolher corretamente a iluminação para maquiagem ajudará a ter mais fidelidade e precisão sobre as cores passadas no rosto, garantindo um efeito mais bonito ao visual. Como dissemos, é preciso ter cuidado na escolha, principalmente, das lâmpadas, visto que cada uma serve a um propósito distinto.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Agora que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais? Assim, você pode ajudar as suas amigas que têm dúvidas sobre o assunto!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados