Iluminação para piscina: aprenda 4 dicas de como fazer corretamente

Iluminação para piscina: aprenda 4 dicas de como fazer corretamente

Publicado por Gabriela Pisani


piscina iluminada

Uma das principais dúvidas de quem está construindo uma área de lazer se refere à iluminação para piscina. Afinal, é preciso considerar a qualidade dos materiais, assim como os diferentes tipos de iluminação e o efeito que ela causará na decoração da sua casa.

Mas, então, como fazer uma iluminação de qualidade, sem perder de vista a segurança que ela deve oferecer para você e sua família? Neste artigo, trazemos as melhores dicas para você criar efeitos impecáveis na sua área externa e garantir os melhores mergulhos noturnos. Confira!

1. Defina o formato da piscina

Antes mesmo de conhecer os diferentes tipos de iluminação, você precisa definir o formato da sua piscina. Isso porque é somente a partir dessa determinação que será possível identificar em quais lugares você colocará os spots.

Nesse sentido, ao definir o formato da piscina, você consegue alinhar segurança e decoração, tendo em vista a possibilidade de iluminar os pontos importantes da piscina — como escadas e bordas — sem perder de vista o design e a evidência que o spot trará.

Para isso, você precisa ter em mente quais são suas necessidades com a piscina. Nós explicamos: se você busca uma área para nadar livremente, os modelos retangulares são indicados. Agora, se o seu objetivo é confraternizar com a família e amigos, procure por formatos redondos, ovais ou abstratos, para trazer diversão a todos.

2. Conheça os tipos de iluminação para piscina

Você lembra que no tópico anterior comentamos sobre a importância de conhecer os diferentes tipos de iluminação? A seguir, listamos as principais formas de iluminação para você encontrar aquela que mais se ajusta ao formato da sua piscina. Vamos lá?

Fibra ótica pontual

A fibra ótica é um modelo atual e moderno, sobretudo quando aplicada em iluminações subaquáticas. No caso do sistema pontual, ela emite feixes de luz de uma ponta à outra da piscina. Vale lembrar que a quantidade de pontos aplicados dependerá do objetivo do ambiente, assim como do tamanho disponível e do efeito buscado.

Refletores

Os refletores são muito conhecidos pelos arquitetos e designers. Indicados para todos os modelos, eles iluminam a água emitindo feixes de luz branca e garantem uma amplitude de iluminação parecida com a da fibra ótica, ainda que apresentem menor durabilidade com o uso contínuo.

Iluminação subaquática de LED

Por fim, outro material que ganha destaque no mercado é o LED. Utilizado na iluminação subaquática, ele se torna uma das opções mais econômicas quando falamos em consumo de energia. Se você pretende utilizar piscinas de vinil, fibra ou alvenaria, com certeza ele é a escolha certa.

3. Crie uma relação entre a iluminação e as cores

Não é nenhum mistério que as cores são capazes de proporcionar elegância e sofisticação para qualquer ambiente. Quando alinhadas à iluminação, elas se tornam uma excelente forma de trazer a sua personalidade à tona e garantir uma área externa coerente com o seu estilo.

Nesse sentido, se você deseja criar um ambiente aconchegante, o uso das iluminações quentes em harmonia com tonalidades neutras se torna uma excelente opção. Ainda, utilizar spots com diferentes cores é uma ótima maneira de criar uma piscina descontraída.

4. Escolha bons materiais

Até agora, você já deve ter percebido que a escolha de bons materiais é um dos passos mais importantes para montar uma iluminação para piscina impecável, não é mesmo? Afinal, é por meio de uma escolha segura que você conseguirá desenvolver uma decoração de qualidade sem perder de vista a sua proteção.

Via de regra, a iluminação com LED é uma das mais seguras que existem hoje. No entanto, para garantir que toda a instalação aconteça da forma correta, você precisa contar com a ajuda de uma equipe profissional para evitar imprevistos, ok?

Realizar a iluminação para piscina não precisa ser um desafio. Hoje, existem diversos materiais de qualidade que permitem a construção um ambiente externo de qualidade para você aproveitar com sua família e amigos. Lembre-se de escolher os melhores tipos de iluminação para garantir não só a sua segurança, como também uma decoração impecável.

E então, gostou das nossas dicas? Se você deseja encontrar mais conteúdos como este, siga a nossa página no Facebook e Instagram e não perca nenhuma atualização!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados