A iluminação para escritório residencial difere bastante daquela trabalhada em grandes ambientes corporativos. Por ser voltada a um ambiente doméstico e de uso exclusivo dos moradores, permite mais liberdade e ousadia na composição.

É claro que, como qualquer espaço de estudo ou trabalho, o home office também precisa ser inspirador e estimular a concentração. Quer saber como atingir esse objetivo com um projeto luminotécnico adequado? Fique de olho em nossas dicas e descubra!

1. Instale vários pontos de luz

A decoração de um escritório residencial deve ser pensada com carinho, afinal, é um lugar em que você permanecerá longos períodos fazendo leituras, analisando documentos e criando novos projetos.

Sendo assim, para evitar a fadiga nos olhos, procure soluções que permitam manter uma claridade uniforme, e não ofuscante. Você pode apostar na iluminação embutida, com luzes dispostas em sancas, forros, pisos, objetos e até em detalhes do mobiliário.

A distribuição de vários pontos de luz traz um efeito homogêneo interessante, mantendo o espaço iluminado sem causar desconforto. Com essa base neutra, você pode definir em quais áreas colocará uma luz mais intensa e direcionada.

2. Invista em diferentes luminárias

É importante pensar no tipo de luminária ideal para cada ponto de luz adicionado no ambiente. Entre modelos tradicionais e de embutir, você tem diversas opções. Plafons e luminárias lineares, por exemplo, são excelentes para colocar no teto.

Já os spots, por serem pequenos, encaixam perfeitamente em detalhes de sancas, tampo de móveis e prateleiras. Sobre a mesa de trabalho é interessante incluir uma luminária pendente ou direcionável que permita aplicar o feixe de luz exatamente na área que você precisa visualizar.

Outros modelos comumente utilizados na iluminação para escritório residencial são as luminárias de mesa ou de piso. Estas costumam ter haste articulada para que você faça dobras e aplique o fluxo luminoso na superfície desejada.

3. Escolha a reprodução de cor ideal

Quente, neutra, fria. Qual é a melhor luz para um ambiente de estudo ou trabalho? Tudo depende de seus objetivos. Sabemos o poder que o efeito das cores tem na transmissão de sentimentos ou valores específicos, e isso também vale quando o assunto é iluminação.

Powered by Rock Convert

Uma luz amarelada remete ao conforto e aconchego, enquanto a luz branca é mais artificial e mantém o estado de alerta. Sabendo disso, é importante que você aproveite cada uma dessas características em seu escritório.

Um único ambiente também pode ter combinações de luzes com diferentes cores. Nas áreas que exigem foco e concentração, priorize a luz branca. Se o espaço tem um cantinho mais criativo e divertido, por que não apostar em luzes alaranjadas?

É possível ressaltar a tonalidade escolhida de acordo com o tipo de lâmpada. Por isso, sempre considere o Índice de Reprodução de Cor (IRC) — quanto mais próximo de 100, mais fiel será à cor que você deseja reproduzir.

4. Tire proveito da luz natural

Esse é o tipo de luz ideal para a leitura. Portanto, se o seu escritório tem janelas ou uma porta com acesso à área externa, não deixe de tirar proveito da iluminação natural que chega por essas aberturas.

Nesse caso, é preciso planejar a disposição dos móveis corretamente. Não deixe escrivaninhas, cadeiras e poltronas de costas para as janelas. Assim, você evita reflexos na tela do computador e fica livre do ofuscamento que tende a irritar os olhos.

5. Personalize o projeto

Nada melhor que trabalhar em um espaço que tem a sua cara, certo? É por isso que a criatividade não deve ter limites em um home office. A partir de suas preferências, poderá priorizar a iluminação direta ou indireta, utilizar cores ou manter um visual neutro, entre outras possibilidades.

Você pode até aplicar fitas ou mangueiras luminosas em nichos, rodapés e molduras de quadros. Ao usar lâmpadas, dê preferência aos modelos de LED — não aquecem o ambiente, apresentam durabilidade maior e trazem economia em longo prazo.

Uma maneira de garantir o sucesso de seu projeto de iluminação para escritório residencial é procurar uma empresa especializada nesse tipo de solução. Dessa forma, poderá desfrutar de um espaço personalizado e adaptado às suas necessidades.

Gostou das informações deste artigo? Se foram úteis para você, compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas!